Manta térmica - FAQ

Porque subcobertura?

Como o nome "Subcobertura" indica, o produto é instalado embaixo da cobertura. Preferencialmente a instalação deve ser feita entre os "caibros" e as "ripas", tratando-se de um telhado de estrutura de madeira coberto com telhas de encaixe, ou entre as "terças" e as "telhas", quando o telhado for coberto por telhas de fibrocimento ou metálica.

 

Se o problema é de infiltração podemos aplicar o produto sem tirar as telhas?

Não, para que a subcobertura funcione como impermeabilizante, ela deverá ser aplicada entre os caibros e as ripas. Caso haja problemas com retorno de água (telhados sem o devido caimento) todas as sobreposições deverão ser fixadas com a fita adesiva metalizada.

 

Qual manta posso aplica sobre o telhado (em cima)?

Somente manta asfáltica pode ser instalada sobre o telhado, é uma manta resistente que pode ficar exposta aos efeitos climáticos.

 

Qual a diferença entre 1 e 2 face?

A manta de uma face é mais indicada contra vazamentos, infiltrações e goteiras no telhado, impedindo que a água atinja o madeiramento, forros ou lajes e com temperatura amena, pois tem apenas um dos lados metalizado, concentrando a ação térmica em sua face metalizada já a manta de dupla face é indicada para locais com temperaturas mais alta, pois tem os dois lados metalizados, obtendo ação térmica em ambos. A manta de 1F tem 2 camada e reduz até 6ºC de temperatura e 3 camadas para 2F reduz até 9ºC de temperatura, a garantia é de 5 anos pelo fabricante. 

 

 

Pra que serve a fita para emenda?

Você vai precisar para emendar uma manta na outra, nas emendas sobrepõe 10cm e passa a fita para que não fique nenhuma fresta.

 

Existe exemplo de colocação de manta de subcobertura?

Você encontrara no youtube vários vídeos de instalação de manta, segue alguns links:

Duralfoil: https://www.youtube.com/watch?v=_tcdPmMproY

Dplastic: https://www.youtube.com/watch?v=6CKMSIbzehc

 

Por que no site encontramos vários tipos de manta subcobertura?

Queremos oferecer aos nossos clientes opções de preço e qualidade, além disso, existem muitas metragens diferentes e cada telhado tem características especificas na instalação. Todas as mantas que trabalhamos têm no meio das suas camadas de alumínio fios de polietileno trançado, o que dá reforço a manta, deixando assim mais resistente.

 

É necessário usar contra caibro?

O contra caibro evita que a água empoce danificando assim a manta. Além de garantir a distancia mínima recomendada entre a telha e manta para que se forme um bolsão de ar. A manta nunca deve ficar em contato direto com a telha.

 

A subcobertura no Brasil já é normatizada?

Existem hoje 2 normas que regem as subcoberturas no Brasil:

- ABNT NBR 15567 – Folhas de alumínio e suas ligas – Barreira de radiação térmica para uso em edificações – Requisitos

Esta norma estabelece os requisitos dos produtos que contém folha de alumínio ou suas ligas como um dos substratos utilizados como barreira de radiação térmica em edificações, para fins de isolação térmica.

- ABNT NBR 15636 – Folhas de alumínio e suas ligas – Barreira de radiação térmica para uso em edificações – Instalação.

Esta norma pressupõe que o desempenho das barreiras de radiação térmica não dependente somente do material, mas também do armazenamento, instalação e manuseio adequados. A instalação incorreta pode prejudicar o desempenho térmico, causar riscos de incêndio, fuga de eletricidade, promover a deterioração precoce do material ou sistema construtivo onde estão instaladas, além de outras condições inseguras e insalubres do local onde será instalada.

 

Duralfoil - GIB

O que são subcoberturas DURALFOIL?

São mantas instaladas abaixo de qualquer telhado para proteger o forro, laje, madeiramento e, principalmente, o ambiente interno de indesejáveis goteiras, poeira, vento, ruídos, calor e frio.

Quais são as vantagens em se utilizar as subcoberturas DURALFOIL?

Nossas mantas são de fabricação exclusiva e nacional, não utilizamos qualquer processo de terceirização, o que faz com que utilizemos rígidos padrões de qualidade e controle, adequando nossas subcoberturas DURALFOIL à normatização ABNT NBR 15567. Garantia total de fábrica há mais de 40 anos no mercado e pioneira na introdução de subcobertura no Brasil.

Como a subcobertura DURALFOIL, tão fininha, pode barrar o calor?

O DURALFOIL é um excelente isolante térmico porque é composto principalmente por folha de alumínio com 99% de pureza e uma emissividade inferior a 10%, isto faz da subcobertura DURALFOIL uma Barreira Radiante. 
Uma única camada de material refletivo instalada apropriadamente entre o telhado e o forro pode reduzir aproximadamente 95% da energia térmica que seria transferida por radiação para o interior da construção sem a barreira. As barreiras radiantes são muito efetivas também em paredes que recebem incidência direta do sol, como por exemplo, nas paredes orientadas para o lado poente do sol.

Como posso avaliar as subcoberturas? Quanto mais grossa melhor seu isolamento?

Não, a espessura maior não garante nem mais isolamento nem maior resistência mecânica e durabilidade. Produtos com menos de 1 mm bem instalados podem barrar mais calor que produtos com 1 cm.

A subcobertura DURALFOIL funciona tanto para o CALOR quanto para o FRIO?

Sim, no verão reduz a radiação térmica (calor) de fora para dentro. E no inverno reduz a massa de ar frio de fora para dentro, através do telhado.

Se eu utilizar a subcobertura DURALFOIL no meu telhado, no inverno minha casa vai ficar mais fria ainda?

Não, no inverno a subcobertura DURALFOIL contribui para o conforto, reduzindo as perdas de calor, isto é, a casa vai esfriar mais devagar, mantendo, assim, a sua casa com melhor conforto térmico.

Quando desejar somente a função de isolamento térmico, é necessário retirar as telhas do meu telhado?

Não, DURALFOIL é uma barreira radiante, por este motivo funciona como isolante térmico desde que exista uma camada de ar em uma das faces da subcobertura, dessa forma, você pode instalar a manta pregando ou grampeando abaixo dos caibros. Veja ficha de instalação.

A subcobertura DURALFOIL funciona igual a uma lã de vidro ou um isopor?

Não, esses isolantes térmicos tradicionais (lãs minerais, espumas rígidas de plástico, etc.) barram o calor pelo fato de conterem grande quantidade de ar ou outros gases aprisionados no interior de pequenas células, reduzindo as trocas de calor por condução. Já o DURALFOIL é uma barreira refletiva, proporcionando igual ou melhor eficiência térmica dependendo da sua necessidade e forma de instalação, principalmente.

O telhado deverá ser ventilado para a subcobertura DURALFOIL funcionar?

Não, o desempenho do DURALFOIL não depende da ventilação. A ventilação melhora o desempenho térmico da cobertura como um todo no verão e contribui para a remoção do eventual excesso de umidade.

A subcobertura DURALFOIL com um lado de alumínio funciona como isolante térmico?

Sim, mas para ter uma melhor eficiência térmica deve instalar sua face de alumínio para baixo, único modelo indicado com essa funcionalidade é o DURALFOIL SC (tem malha de reforço de fios de fibra de vidro, sem possibilidade de dilatação). Já no caso da face em alumínio ser instalada para cima, dessa forma, é indicado como isolante térmico de baixo desempenho, tendo uma vida útil mais prolongada como barreira para goteiras.

Todas as subcoberturas são isolantes térmicos?

Não, o desempenho das subcoberturas como isolantes térmicos varia de acordo com sua composição em ter uma ou duas faces em alumínio e também conforme são instaladas.

Após instalar a subcobertura DURALFOIL, de quanto será a redução da temperatura?

A redução da temperatura é influenciada por diversas variáveis externas que fogem ao controle de nós, fabricantes, como ventilação do ambiente, incidência solar na construção, geração de calor interno, etc. Podemos informar que ocorrerá uma redução de cerca de 95% do calor emitido pelo telhado para o ambiente interno.

Para conhecimento geral, em alguns testes e laudos de obras nas quais as subcoberturas DURALFOIL já foram instaladas, tivemos resultados alcançados de redução entre e 17°C.

De que maneira a subcobertura DURALFOIL reduz o consumo de energia elétrica?

A instalação de subcobertura DURALFOIL em ambientes que climatizados diminuem a intensidade de btu's para resfriar ou aquecer o ambiente, favorecendo, assim,  que haja uma redução no consumo de energia.

Sobre a loja

A Telhas e Cia é uma loja virtual com produto para sua casa e construção. Buscando sempre atender nossos clientes, nosso atendimento visa auxiliar pelo melhor preço, qualidade do produto, marca, durabilidade, atendendo as necessidades e satisfazendo sua aquisição. Com entrega rápida e segura para todo o Brasil.

Social
Pague com
  • PagHiper
  • PayPal
  • Mercado Pago
  • Depósito Bancário
Selos

O. S. de Oliveira Materiais ME - CNPJ: 17.227.719/0001-62 © Todos os direitos reservados. 2018